Max Payne é um jogo de tiro em terceira pessoa desenvolvido pela empresa finlandesa Remedy Entertainment, produzido pela 3D Realms e distribuído pela Gathering of Developers em 2001 e pela Rockstar Games em 2002. Conta a história do policial Max Payne, que ao se infiltrar na máfia com o objetivo de investigá-la vê a máfia e a própria polícia se voltar contra ele. Isso o coloca numa vingança sem controle contra os fantasmas da sua vida.
O jogo toma emprestado efeitos do mundo cinematográfico, entre eles o efeito de câmera lenta ou bullet time que foi muito explorado no filme The Matrix possibilitando que o jogador tenha mais agilidade e precisão no tiro podendo ver as balas se aproximarem lentamente. O jogo apresenta formas de coreografia dos personagens e movimentos de câmera muito semelhantes ao utilizado nos filmes no cinema.
A história do jogo é contada como num film noir, o que pode ser notado na moralidade do próprio Max Payne. Também é marcante no jogo a presença de elementos da mitologia nórdica na forma de nomes como por exemplo em valquíria, aesir e a noite sob uma terrível tempestade de neve em alusão ao ragnarok, o fim do mundo.
Video do jogoO jogo toma emprestado efeitos do mundo cinematográfico, entre eles o efeito de câmera lenta ou bullet time que foi muito explorado no filme The Matrix possibilitando que o jogador tenha mais agilidade e precisão no tiro podendo ver as balas se aproximarem lentamente. O jogo apresenta formas de coreografia dos personagens e movimentos de câmera muito semelhantes ao utilizado nos filmes no cinema.
A história do jogo é contada como num film noir, o que pode ser notado na moralidade do próprio Max Payne. Também é marcante no jogo a presença de elementos da mitologia nórdica na forma de nomes como por exemplo em valquíria, aesir e a noite sob uma terrível tempestade de neve em alusão ao ragnarok, o fim do mundo.