Sexta Feira 13 - de onde veio???

by Vinny | sexta-feira, fevereiro 13, 2009 in |

http://i285.photobucket.com/albums/ll59/fernandozenmaster/noticias/black-cat.jpg

Hoje é sexta feira 13


Você sabia que paraskavedekatriaphobia, é uma expressão grega que deriva da reunião das palavras fobia, sexta-feira e treze, e designa o medo que as pessoas costumam ter do dia de hoje? Mas será que toda sexta-feira 13 é mesmo sinal de mau agouro?

Bem, é difícil saber de onde veio essa famosa superstição. A crença pode ter surgido com os romanos depois de fatos ruins ocorridos repetidamente às sextas-feiras 13, incluindo a crucificação de Jesus Cristo. Já uma lenda da mitologia nórdica atesta que a deusa do amor e da beleza Friga (nome que teria dado origem à palavra sexta-feira) se transformou em bruxa quando as tribos nórdicas e germânicas se converteram ao cristianismo. Como vingança pelo abandono ela se reunia toda sexta-feira 13, com outras 11 bruxas e o demônio (13 ao todo), para rogar pragas aos humanos. Outra lenda nórdica conta que foi realizado um banquete em Valhalla (a morada dos deuses nórdicos) para o qual foram convidadas 12 divindades. O deus nórdico do fogo (Loki) ficou chateado por não ser convidado e decidiu fazer uma armadilha de forma a ferir Baldur, o deus preferido do seu pai Odin (Deus dos Deuses). Dai a idéia de que juntar 13 pessoas à mesa numa refeição dá azar. Na religião Cristã sabemos que a Ultima Ceia de Cristo foi realizada com 13 membros à mesa nas vésperas da sua crucificação que se realizou numa sexta-feira, ou seja, mais uma vez, o número 13 e uma sexta-feira. E você? Sente calafrios todas as vezes que o calendário marca a data ou acha que tudo isso é uma grande maluquice?

0 comentários:

Aviso

Este site não hospeda nenhum ficheiro. Apenas contem links para outras paginas disponíveis na Internet. Faca os downloads somente para teste, devendo de seguida apaga-los. Se gostar compre, somos totalmente a favor da preservação dos direitos autorais.

Estátisticas


Seguidores

Recados

Arquivos

Parceiros

Windows e Linux

Banner